Para que serve e como registrar um domínio

O nome de domínio foi criado para facilitar a memorização dos endereços de computadores na internet, se não fosse por ele teríamos que memorizar uma sequência de números para cada domínio (URL), por exemplo: “195.333.444.55” ao invés do “www.suaempresa.com.br”.

Como escolher o domínio para sua empresa

Não existe segredo na escolha do endereço, geralmente deve seguir o mesmo padrão do nome fantasia da empresa, exemplo:

  • Empresa: TOSS Interativa
  • Domínio: www.tossinterativa.com.br

Não é muito comum mas pode acontecer do nome já estar registrado por outra empresa, isso vai depender da originalidade ou do segmento do mercado.

O domínio também é usado para criar autoridade no ambiente da internet, desta forma, a partir do momento que você registra um endereço garante a exclusividade da marca* na internet “first for life”, ou seja, o primeiro que criar o registro fica sendo proprietário por no mínimo 12 meses, necessitando renová-lo a cada período. Existem exceções quando envolvem grandes marcas ou termos de baixo calão.

*Importante destacar que o registro de domínio não tem nenhuma relação com registro de marca. O registro de um domínio é exclusivo para uso na internet e a criação do site da empresa.

Aconselha-se também registrar um segundo domínio que carregue o nome do seu principal serviço, produto. Exemplo: Imagine que você mora na cidade de Curitiba e precisa de um eletricista, basicamente sua busca no Google será “eletricista em curitiba” certo?

Aí que entra a sacada: você pode fazer o registro desse termo “www.eletricistaemcuritiba.com.br”, isso vai classificar melhor o seu site no Google. Vale lembrar que não é simples achar o termo adequado, além disso, este domínio deve ser configurado como o principal dentro da sua hospedagem, mas isso é um assunto um pouco mais complexo que podemos abordar futuramente.

Quanto custa?

No Brasil o órgão responsável pelos registros chama-se Registro.BR, e qualquer pessoa ou empresa pode pesquisar e fazer o pedido para registro de um determinado endereço. O custo anual de um domínio nacional é de R$ 40,00.

Assista o vídeo de apresentação do serviço do Registro.BR:

Como registrar o domínio:

O registro do domínio internacional, como o .COM, pode ser feito através das empresas de hospedagem (Locaweb, HostGator, GoDaddy, CentralServer, UOLHost…) ou diretamente nos sites:

Para os registros “.com” os valores podem variar conforme o dólar. Podem custar a partir de R$59,90.

Interessante você saber:

URL: é um endereço virtual que permite a localização de um arquivo, uma máquina, um site, um diretório, etc. Significado: Uniform Resource Locator (Localizador Padrão de Recursos), muitas vezes chamado também como “link”;

Categoria ou Extensão de Domínio (.COM.BR): com = comércio / br = Brasil (visualizar todas);

A sigla WWW: significa World Wide Web (Rede de Alcance Mundial);

HTTP: HyperText Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto), protocolo que permite a transferência de informação localizado no início da url (http://www…).

HTTPS: Hyper Text Transfer Protocol Secure (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro), camada de proteção na transmissão de dados criptografada entre computadores e servidores.

Gostou? Então recomenda: